Potenciamos
o Riso

Saiba mais

Há 20 anos que fazemos
a diferença

Somos uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem vinculações políticas ou religiosas, oficialmente constituída no dia 4 de Junho de 2002.
O nosso principal propósito é assegurar de forma contínua um programa de intervenção dentro dos serviços pediátricos dos hospitais portugueses, através da visita de palhaços profissionais. Estes artistas têm formação especializada no meio hospitalar e trabalham em estreita colaboração com os profissionais de saúde, realizando atuações adaptadas a cada criança e a cada situação.
É responsabilidade da associação formar e garantir a alta qualidade dos artistas cujo trabalho é remunerado. A Operação Nariz Vermelho oferece aos hospitais as visitas, angariando os fundos necessários através de donativos, particulares e empresariais, campanhas e merchandising.
Neste momento garantimos visitas hospitalares semanais, durante 42 semanas por ano, aos 17 hospitais abrangidos pelo programa. A equipa de artistas é constituída por 33 Doutores Palhaços e nos bastidores trabalham 16 profissionais.

Conheça os Doutores Palhaços

Missão

Levar alegria à criança hospitalizada, aos seus familiares e profissionais de saúde, através da arte e imagem do Doutor Palhaço, de forma regular e com uma equipa de profissionais com formação específica.

Visão

Ser a instituição de referência, a nível nacional, do trabalho de artistas nos hospitais.

Objectivo Geral

Solidificar a presença nos hospitais como instituição indispensável e de referência.

Estratégia

Diferenciar-nos através da profissionalização do trabalho dos Doutores Palhaços e estudos que comprovem a importância do humor levado pelo Doutor Palhaço à criança hospitalizada.

Hoje somos mais de
33 Doutores Palhaços

Tudo começou em 2002, resultado do espírito e dedicação de Beatriz Quintella, que em 1993 leu um artigo que relatava o trabalho dos Doutores Palhaços que visitavam crianças hospitalizadas nos Estados Unidos.
Não havia nada parecido em Portugal e Beatriz ofereceu-se ao Hospital D. Estefânia para levar a sua personagem de palhaço às crianças hospitalizadas, com o objetivo de proporcionar momentos de alegria. Trabalhou oito anos sozinha e como voluntária. À medida que começava a trabalhar em outras pediatrias, visitou dois projetos estrangeiros: o projeto fundador da ideia do Dr. Palhaço, o Big Apple Circus, em Nova Iorque e os Doutores da Alegria, no Brasil.

Em Setembro de 2001, Beatriz convidou dois amigos, Bárbara e Mark, para ajudarem na criação do programa, e graças a uma contribuição generosa da Glaxo SmithKline, o projeto assumiu um carácter profissional, estabelecendo-se nos seguintes hospitais de Lisboa: Santa Maria, Instituto Português de Oncologia e D. Estefânia.
Era o início…

Hoje somos 33 doutores a trabalhar semanalmente em 17 hospitais! Levamos a missão da ONV presencialmente às crianças em cuidados hospitalares durante 42 semanas por ano. A nossa equipa estende-se para além dos Doutores Palhaços aos 16 colaboradores que trabalham nos bastidores. Contamos com doadores, parceiros, instituições e voluntários para fazer crescer uma das mais reconhecidas associações sem fins lucrativos, sem vínculos políticos ativas em Portugal.

Depois de quase duas décadas, qual o desafio? Continuar a crescer. Mantendo sempre em mente que tudo o que fazemos, cada donativo que recebemos, cada gesto, cada sorriso, tem uma única motivação: levar alegria e felicidade à criança hospitalizada.

Junte-se a nós!

A Operação Nariz Vermelho está há 20 anos a receitar alegria nos hospitais portugueses a mais de 53.000 crianças por ano! Para levarmos esta missão cada vez mais longe estamos à procura de pessoas com boas capacidades de comunicação e comprometidas com a causa que queiram integrar a nossa equipa de recrutadores Face to Face.

Faça parte

Equipa

Por detrás do trabalho realizado pelos Doutores Palhaços nos hospitais está uma equipa incansável! Gente grande (de verdade) com coragem de ser sempre criança.

Anabela Possidonio

Diretora Geral

Carla Reis

Gestão de Redes Sociais

Catarina Pereira

Angariação Fundos Particulares Face to Face

Elisabete Costa

Angariação de Fundos Norte

Flávia Diab

Coordenação Área Relação Hospitalar

Fernando Escrich

Direção Artística

Inês Aguiar

Design Gráfico

Isabel Marques

Coordenação Recursos Gerais

Mafalda Ataíde

Angariação de Fundos e Empresas

Margarida Marques

Angariação Fundos Particulares Apoio ao Doador

Mark Mekelburg

Fundador e Coordenador Formação Externa

Rita Fialho

Coordenação de Comunicação

Sílvia Carvalho

Relação Hospitalar Norte

Tila Moreno Pereira

Secretariado Geral

Por detrás do trabalho realizado pelos Doutores Palhaços nos hospitais está uma equipa incansável! Gente grande (de verdade) com coragem de ser sempre criança.

Luiza Teixeira de Freitas

Presidente

Susana Ribeiro

Vice-presidente

Ana Sofia Catarino

Secretaria

Elgar Rosa

Vogal

Francisco Abecasis

Vogal

Receber a visita de um Doutor Palhaço é uma experiência fantástica e muito especial para uma criança

Conheça os Doutores Palhaços

Onde atuamos

Atualmente, os Doutores Palhaços visitam 17 hospitais em Portugal,
de Norte a Sul.

Hospitais 2ª feira 3ª feira 5ª feira
Hospital Santa Maria X X
Hospital D. Estefânia X X X
Hospital S. Francisco Xavier X
Hospital de Santa Marta X
IPO Lisboa X X
Hospital de Cascais X
Hospital Amadora Sintra X X
CT. Med. Reabilitação de Alcoitão X
Hospital Beatriz Ângelo X
Hospitais 2ª feira 3ª feira 5ª feira
Hospital de São João X X
IPO Porto X X
CT. Materno-Infantil do Norte X X
CT. Hospitalar de Gaia-Espinho X
Hospitais 2ª feira 3ª feira 5ª feira
Hospital Pediátrico, Coimbra – Chuc X X
Hospitais 2ª feira 3ª feira 5ª feira
Hospital de Braga X
Hospitais 2ª feira 3ª feira 5ª feira
Hospital Garcia da Horta X
CT. Hospitalar Barreiro-Montijo X

Colecionamos risos
e reconhecimentos

Operação Nariz Vermelho foi reconhecida com o prémio Especial de Solidariedade SuperBrands – Marca Social 2014, no dia 3 de Dezembro de 2014, durante a 10º Gala SuperBrands 2014, que decorreu em Lisboa.
Este prémio visa reconhecer produtos ou serviços de qualidade como marcas de excelência, que oferecem benefícios claros e diferenciadores. Consideramos este prémio um reconhecimento importante pela marca social que construímos ao longo dos últimos 12 anos.

Prémio dos Direitos Humanos pela Assembleia
da República 2009
No dia 11 de Dezembro de 2009, Dia Mundial dos Direitos Humanos, a Operação Nariz Vermelho dirigiu-se ao palácio de São Bento para receber das mãos do Presidente da Assembleia, Dr. Jaime Gama, a medalha de ouro do Prémio dos Direitos Humanos.

O nosso projeto foi selecionado como ES+ – Iniciativa de Alto Potencial em Inovação e Empreendedorismo Social no biénio 2012-2014 e 2014-2016

O “Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social em Portugal” é um projeto de pesquisa no terreno, que mapeia as iniciativas de inovação e empreendedorismo social, procurando a criação de conhecimento, através da metodologia ES+ de proximidade com as comunidades locais.

Diploma de Reconhecimento e mérito pela Ordem
dos Médicos 2006
A Ordem dos Médicos ciente do papel indiscutível do nosso projecto na melhoria dos cuidados de saúde e na humanização dos serviços de pediatria, decidiu reconhecer oficialmente esta iniciativa, bem como todos os profissionais nela envolvidos.
Este reconhecimento vem confirmar a importância da presença do doutor palhaço como parte da equipa no processo de cura da criança doente confirmando o valor do trabalho da Associação.

Orgulhosamente apoiados por