1º Encontro Científico promovido pela Operação Nariz Vermelho
“Arte e Saúde – presença e transformação no cuidado hospitalar” é o título do primeiro evento científico que promovemos na Operação Nariz Vermelho. Acontece no dia 20 de novembro e vai contar com a participação de artistas e de profissionais de diversos ramos da saúde, para explorar o impacto da arte nos hospitais. Inscrições aqui.
Há muito tempo que tínhamos o sonho, na Operação Nariz Vermelho, de organizar um evento onde pudéssemos reunir profissionais de saúde e da educação, artistas e público composto por ambos e por todos os que se interessem por estas áreas e pela sua interceção. O nosso Centro de Estudos e Pesquisa e a Área Artística pensaram e repensaram um modelo que explorasse as dinâmicas que a arte pode despertar no contexto hospitalar, e o impacto positivo que pode ter junto dos pacientes. Surgiu, por fim, o alinhamento para este primeiro Encontro Científico que apresentamos, intitulado “Arte e Saúde: Presença e Transformação no Cuidado Hospitalar”.
Vai acontecer dia 20 de novembro no MAC/CCB – Centro Cultural de Belém, será aberto ao público, sob inscrição, e propõe um espaço de reflexão sobre o papel da arte no contexto dos cuidados de saúde. Reunindo profissionais de saúde, artistas e investigadores, vamos partilhar experiências e demonstrar como a arte tem um papel transformador no contexto hospitalar e serve de ponte para novas possibilidades de relação entre os profissionais de saúde e os pacientes. O evento vem, assim, reforçar o nosso compromisso com a investigação e a prática transformadora nos hospitais.
Entre as presenças já confirmadas contam-se Ana Jorge, médica pediatra e antiga Ministra da Saúde, e Joana Barrios, atriz, escritora e apresentadora. São duas das figuras dos mundos da saúde e da arte que se juntarão a Luiza Teixeira de Freitas, Francisco Abecasis e Fernando Escrich, da Direção e Direção Artística da Operação Nariz Vermelho, a Pedro Caldeira da Silva, médico pedopsiquiatra, e a Paula Maia, Enfermeira Especialista da UCI Neonatal e Pediátrica do Hospital Garcia de Orta, entre outros.
Inscrição aqui
Programa completo aqui
FAQ´S ENCONTRO CIENTÍFICO
A quem se destina?
– Profissionais de saúde e de educação
Médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas, educadores – especialmente os que atuam em contextos hospitalares pediátricos ou em cuidados paliativos;
Interessados em práticas de humanização, escuta ativa e abordagens integrativas no cuidado;
– Artistas que atuam (ou não) em contextos de saúde
Profissionais ligados à arte hospitalar, como os artistas da Operação Nariz Vermelho;
Criadores interessados em práticas artísticas com impacto social e emocional;
– Investigadores e académicos
Das áreas de arte, saúde, psicologia, sociologia, antropologia e estudos interdisciplinares;
Envolvidos em projetos de investigação sobre os efeitos da arte no cuidado, na comunicação e na experiência hospitalar;
– Gestores e decisores institucionais
Direções hospitalares, responsáveis por programas de humanização, cultura e bem-estar;
Interessados em evidências e práticas que sustentem a integração da arte nos serviços de saúde;
– Estabelecimentos de Ensino, Estudantes e jovens profissionais
De cursos ligados à saúde, artes performativas, educação ou intervenção social;
Que procuram conhecer práticas inovadoras e interdisciplinares no campo do cuidado;
– Público geral com interesse em arte e saúde
Pessoas sensibilizadas para o papel da arte em contextos de vulnerabilidade;
Famílias e cuidadores que já tiveram contacto com a presença artística em hospitais;
Biografia Ana Jorge
Ana Jorge é médica pediátrica. Foi Ministra da Saúde e conta com uma extensa carreira no Serviço Nacional de Saúde e na área da gestão hospitalar. Licenciada em Medicina pela Universidade de Lisboa, especializando-se em Pediatria no Hospital de Dona Estefânia em 1984. Ingressou na carreira médica como secretária clínica na pediatria do IPO Lisboa, em 1973, e trabalhou no Centro de Saúde de Caneças entre 1977 e 1983. Foi diretora do serviço de Pediatria do Hospital Garcia de Orta em dois períodos, 1996 e 2001-2008, e ocupou cargos relevantes na Ordem dos Médicos, na Escola Nacional de Saúde Pública e na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, onde esteve à frente da unidade de missão para os cuidados continuados do Hospital da Estrela de 2016 a 2021. Foi ainda presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, de 2021 a 2023. Atualmente, é presidente do Conselho Geral da Universidade do Algarve.
Biografia Pedro Caldeira da Silva
Pedro Caldeira da Silva é médico pedopsiquiatra, diretor clínico do CADIn-Neurodesenvolvimento e Inclusão e subcomissário regional da Saúde para o Sistema Nacional de Intervenção Precoce da Infância. É formado em Medicina pela Universidade Nova de Lisboa e pós-graduado pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da mesma universidade. Foi diretor do Departamento de Pedopsiquiatria e da Unidade da Primeira Infância do Hospital Dona Estefânia e co-coordenador do Centro de Estudos do Bebé e da Criança do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central. Foi membro do Conselho técnico para a saúde mental da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e Membro da Comissão Nacional de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente.
Biografia Joana Barrios
Joana Barrios divide o seu tempo entre o teatro, a televisão, os conteúdos digitais para redes sociais, a rádio e a cozinha. É atriz formada pela ESTC e fez uma pós-graduação em Crítica de Cinema e Música Pop. Desde 2008, é presença constante no Teatro Praga; ao longo do tempo afirmou-se como cronista e crítica cultural, com especial foco em moda, através da plataforma TRASHÉDIA, o que lhe valeu a co-autoria e apresentação da série documental ARMÁRIO, transmitida na RTP2. Na escrita, tem já cinco livros de receitas publicados, incluindo NHOM NHOM (2017), um livro de receitas para crianças, e Sopeira (2021), uma coletânea de sopas portuguesas, refletindo a sua paixão pelo universo gastronómico. Em 2019, assumiu a cozinha do programa Casa da Cristina, na SIC, tornando-se uma figura de referência na culinária televisiva. Esta faceta foi consolidada com o programa O da Joana, estreado no canal 24Kitchen em 2021. Atualmente, apresenta o À La Barrios, no mesmo canal, e conduz um programa de entrevista gastronómica semanal, na Antena 1.
Biografia Paula Maia
Paula Maia é enfermeira especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria. Com 30 anos de experiência profissional na área da saúde, marcada pela formação contínua nos cuidados intensivos neonatais e pediátricos, conta com percurso consolidado no Hospital Garcia de Orta, especialmente na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e Pediátricos (UCINP), onde está desde 1996. Ao longo da carreira, desempenhou funções de chefe de equipa e assume a função de 2º elemento do serviço. Participou em diversos projetos institucionais e trabalhos de investigação. Apresentou trabalhos em vários congressos nacionais e colaborou como formadora e dinamizadora em múltiplas ações de formação profissional e na parceria com as faculdades como Supervisora de ensinos clínicos..
Biografia Ana Delgado Martins
Ana Delgado Martins, nasceu no Dia Mundial da Música e isso diz muito de si. A rádio é um dos seus planetas, onde trabalha desde 2001 e onde apresenta atualmente o programa noturno By Night e o podcast Sentido da Vida, além de realizar vídeos como a homenagem a Sérgio Godinho ou aos Xutos & Pontapés com dezenas de artistas. Anteriormente, apresentou o programa de entrevistas “Era o Que Faltava” e o podcast “Ai Destino” – o destino já a levou a ser, nos últimos 24 anos de carreira, jornalista, gestora de conteúdos digitais, copywriter, videógrafa, argumentista e realizadora. Em 2023, estreou a série documental
“Portunhol” para a RTP1 com a Real Ficção e já tinha trabalhado noutra série para o mesmo canal, chamada “Histórias do Fado”. Não é fácil fazer justiça à história do retorno de África, mas fê-lo com o filme “De Armas e Bagagens”, vencedor de Melhor Documentário no FESTin – Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa. O filme tem corrido o mundo em festivais e já foi exibido na RTP2 e nos canais TVCine. Trabalha como argumentista freelancer em vários projectos, entre os quais a curta-metragem “Luz Clara”, nomeada para Melhor Curta-Metragem Documental nos Prémios SOPHIA 2015. Escreveu e realizou algumas curtas-metragens vencedoras de prémios, estudou Guionismo, Produção e Realização na Universidade do Texas, em Austin, considerada uma das melhores universidades públicas norte-americanas. É doutoranda em Estudos Artísticos na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.