Centre for Studies and Research - Operação Nariz Vermelho Skip to main content

Centre for Studies and Research

The purpose of the Centre for Studies and Research is to produce scientific knowledge about the Clown Doctor and the effects of his intervention, so that the mission of Operação Nariz Vermelho is increasingly recognised.

Find out more about the role of the hospital clown in humanising paediatric healthcare.

Coleção "Histórias de Hospital"

Durante as visitas às crianças hospitalizadas, os Doutores Palhaços são testemunhas oculares de várias histórias, quase sempre divertidas, que provocam riso, muita emoção e sempre alguma reflexão. Nesta coleção, selecionámos várias dessas histórias registadas nos relatórios que os artistas escrevem mensalmente. Este mosaico de registos e histórias que marcaram a vida dos nossos Doutores Palhaços constituem a memória e o património da Operação Nariz Vermelho.

 

2022 | Histórias de Hospital 2020 e 2021
Se você nunca esteve presente num dos 17 hospitais parceiros da Operação Nariz Vermelho, ou não é um profissional desses hospitais, certamente não teve a oportunidade de acompanhar e ver os Doutores Palhaços em ação e tão-pouco tem ideia da transformação que a passagem, ou até a sua simples presença nos serviços pediátricos, provoca no ambiente hospitalar. Nesta edição, selecionámos histórias que aconteceram ao longo dos anos de 2020 e 2021, período pandémico, em que os Doutores Palhaços, pela primeira vez, não puderam estar presencialmente nos hospitais.

 

2020 | Histórias de Hospital 2019
Nesta edição, selecionámos 60 histórias, registadas nas linhas dos relatórios que os artistas redigiram mensalmente em 2019. Dê-nos a sua mão e siga com os Doutores Palhaços para o interior dos quartos, das salas de espera e dos longos corredores dos hospitais. Vai sentir a mesma emoção, o mesmo espanto, a mesma alegria e deliciar-se ao perceber o jogo improvisado e a forte conexão que estabelecemos com o lado saudável das crianças.

Coleção “Estórias de Histórias – diálogos entre a psicologia e a arte”

E se, ao transpor as paredes dos hospitais, as histórias registadas pelos artistas fossem perscrutadas? O que contariam sobre o trabalho da Operação Nariz Vermelho? Nesta coleção trazemos hipóteses de pensamento e reflexão que não são possíveis em modo improviso no trabalho no hospital. A cada história vivida pelos Doutores Palhaços uma nova estória é escrita a partir do olhar atento e reflexivo da psicóloga e investigadora Inês Peceguina, e da leitura crítica do Prof. António Gonzalez, do ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.

 

2023 | Estórias de Histórias
Talvez seja preciso mais do que números para falar sobre a nossa missão, sobre o impacto da atuação do palhaço no hospital. Talvez seja preciso entreabrir uma nova janela. O Doutor Palhaço é nativo do universo do/no qual todos tivemos residência, que é o da brincadeira, do jogo, da infância e as suas ferramentas. No seu espaço de intervenção habitual, o palhaço trabalha para abrir a possibilidade da fantasia, da viagem para outros lugares simbólicos, imaginários, onde a criança consiga sentir-se inteira, saudável, capaz de sentir prazer, alegria, capaz de brincar. Um tempo suspenso, uma respiração, uma pausa ao dia a dia dos, às vezes, vários dias que se sucedem enquanto a criança permanece internada.

 

2022 | Estórias de Histórias – PedoPsiquiatria
As estórias das histórias que contamos aqui são sobre a intervenção dos palhaços no internamento pedopsiquiátrico. Palavra longa, difícil de articular, quer na língua, quer no pensamento. Trata-se de um contexto que traz consigo o desafio acrescido de repensar a linguagem, a comunicação, esse espaço invisível e de enorme poder que é o encontro entre a criança ou adolescente (mais vezes o adolescente no caso da pedopsiquiatria). A finalidade é ir para além do óbvio, do reflexo, trazendo uma espécie de contra pensamento. Um “e se”, em particular, sobre estes temas-limite – e.g., anorexia, autismo, suicídio – que continuam a ser vividos de forma muitíssimo silenciosa e silenciada.

Estudos de Impacto

O trabalho da Operação Nariz Vermelho não é terapêutico, mas estudos têm demonstrado que a interação artística entre o Doutor Palhaço e a criança hospitalizada apresenta comprovado impacto no bem-estar emocional dos pacientes pediátricos e dos seus pais e acompanhantes, além de inspirar reflexões e alterações no relacionamento dos profissionais de saúde para com os seus pacientes. Com a apresentação dos resultados das investigações pretendemos contribuir para a credibilização do projeto junto da sociedade civil portuguesa.

 

2016 | Rir é o melhor remédio?
Apresentação dos resultados do projeto de investigação lançado em 2009, com a coordenação científica do Instituto de Educação da Universidade do Minho, cujo principal objetivo era identificar e avaliar o impacto – físico, emocional, psicossocial e organizacional – da intervenção dos Doutores Palhaços junto das crianças/adolescentes, seus pais/acompanhantes, profissionais do hospital e das próprias instituições hospitalares.
Veja este livro na nossa Loja online.

Inquéritos

2022 | Inquérito aos Estudantes de Enfermagem
Este inquérito tem como objetivo principal conhecer a perceção dos estudantes de enfermagem de Portugal, que frequentam os dois últimos anos da sua formação académica, sobre a importância das relações entre paciente e profissional de saúde, enquanto dimensão da humanização hospitalar, e sobre a pertinência da introdução desse tema durante o período de formação académica. O estudo foi desenvolvido com o suporte e apoio da Federação Nacional de Associações de Estudantes de Enfermagem (FNAEE) na divulgação junto aos estudantes.

 

2021 | Inquérito aos Profissionais do Hospital
Após 14 meses do início da pandemia, realizámos um inquérito para avaliar a opinião dos profissionais que trabalham nos hospitais parceiros, sobre a atuação da Operação Nariz Vermelho durante a pandemia: a TV ONV, a implementação do programa de visitas virtuais “Palhaços na Linha” e o regresso presencial em novo formato.

ONV na Pandemia

2022 | Palhaços na Linha
Em 2021, lançámos a publicação “Operação Nariz Vermelho na Pandemia” sobre o esforço e a imediata resposta artística durante o período pandémico: a TV ONV. Mas a história não estava completa, faltava contar os desafios e as aprendizagens do programa de visitas virtuais “Palhaços na Linha”. No futuro, quem quer que leia essas duas publicações terá a exata noção que, durante a pandemia Covid-19, em nenhum momento a Operação Nariz Vermelho abdicou da sua missão de levar alegria às crianças e jovens hospitalizados.

 

2021 | Operação Nariz Vermelho na Pandemia
Nesta retrospetiva, relembramos o ano em que os Doutores Palhaços foram afastados dos hospitais e tiveram de criar novas formas de se manterem presentes, de promover o encontro e reforçar a riqueza singular da experiência da alegria. Olhamos para trás e revivemos o esforço empenhado e o caminho percorrido para ultrapassar os obstáculos impostos pela pandemia Covid-19, mantendo, mesmo na adversidade, a missão de levar alegria às crianças hospitalizadas, aos seus familiares e aos profissionais de saúde.

 

2021 | Operação Nariz Vermelho Through the Pandemic
Looking back, we remember the year when the Clown Doctors had to stay away from hospitals and had to come up with new ways to be there, to promote a visit, and to strengthen the unique treasure that is experiencing joy. We look back and relive our commitment and journey to overcome the obstacles of the COVID-19 pandemic, where even in adverse times, we continued our mission to bring joy to children in hospital, their relatives, and healthcare professionals.

Dicionário do Doutor Palhaço

Cancioneiro do Doutor Palhaco

Compasso de palhaço

2022 | Compasso de Palhaço

Roda de Conversa

Um Dia De Visita

2022 | Um Dia de Visita